A leste do Sol, a oeste da Lua

Recentemente concluí a saga dos Guerreiros Deuses de Cavaleiros do Zodíaco, então inevitavelmente a curiosidade sobre os mitos e o folclore nórdico aflorou. Comecei a ler um livro sobre a mitologia e cosmologia dos nórdicos e um outro com uma seleção de contos de fadas, é este o da foto acima. Mas antes de iniciar as minhas impressões, deixo aqui o meu agradecimento ao padre islandês Semundo, o Sábio, porque foi ele um dos responsáveis pelas fontes da mitologia nórdica. Então se pude me divertir com estas histórias e meditá-las, devo ao Semundo, o Sábio. Obrigada! Amo mitologia e contos de fadas!!

Bem, um dos contos me chamou a atenção porque ele é bastante semelhante ao mito de Psique e Cupido. O que também me lembrou do romance Até Que Tenhamos Rostos, do C. S. Lewis, que é uma releitura desse mito. Estou falando do conto de título A Leste do Sol, A Oeste da Lua (East of the Sun and West of the Moon). Nesse conto, acompanhamos a história de uma mocinha que se casa com um urso branco e acaba descobrindo que ele é um príncipe que está amaldiçoado!

Essa história se assemelha ao mito mencionado anteriormente porque quando a mocinha da história vai dormir, ela percebe que não é o urso que se deita na cama, mas um homem. Então ela acaba sendo persuadida por sua mãe a acender uma vela quando ele esteve dormindo para poder vê-lo. Embora o urso, prevendo que ela seria muito provavelmente aconselhada a fazer isto, lhe diz para não contar nada sobre eles a sua mãe. Mas ela não resiste a tentação da curiosidade e acaba olhando para o príncipe sob a luz da vela.

A esperança de ter a maldição quebrada se esvai e o príncipe lhe diz que agora ele terá que se casar com uma princesa que vive em um castelo a leste do sol e a oeste da lua. A mocinha decide percorrer uma jornada em busca desse lugar desconhecido e misterioso, conhece vários personagens que lhe ajudarão nessa viagem. Mas diferente da história dos mitos, esse conto de fada tem um final feliz!

Para título de curiosidade, recomendo ouvir a música East of the Sun da banda a-ha, pois ela é inspirada neste conto.

Para mim, é sempre interessante observar as semelhanças nas histórias… E o que mais me fascina nos contos de fadas são os finais felizes, o que nem sempre ocorre com os mitos.

Obrigada pela visita. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *