“Oh! realmente, tudo me sorria na terra.”
Estas palavras foram escritas por Santa Teresinha do Menino Jesus, após observar as lindas montanhas da Suíça e ter ainda mais certeza sobre a grandeza do Senhor. Ela soube expressar como eu me sinto diante de cada pedacinho de natureza que encontro nos meus dias, parece que tudo sorrir para mim, parece Deus escrevendo uma carta através do céu, flores, árvores etc para dizer o quanto me ama.
Provavelmente, os animais que mais trazem alegria para meus dias, são os passarinhos e aves no geral. Quase todas as manhãs, ouço um corruíra cantando longe. Todas as tardes beija-flores visitam o quintal. E de vez em quando durante a noite, ouço o som da coruja rasga-mortalha (uma das minhas espécies favoritas!).
Eu poderia passar horas conversando com alguém sobre aves. Gosto de aprender tanto sobre elas: estrutura das penas, identificar pelo canto, o tipo de vôo, o tipo de bico, alimentação, comportamento. São uma infinidade de detalhes que permeiam este mundo.
O que mais parece me sorrir na terra:
– o alvorecer
– luz solar entre as lacunas das árvores
– flores
– insetinhos
– grama
– orvalho
– matinhos que crescem espontaneamente
– brotos de plantas
Este lindo amigo amarelo é um canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola). Era uma manhã bastante ensolarada e havia vários deles forrageando pela grama porque são uma espécie de pássaro que se alimentam de sementes, então este devia ser o melhor local para procurá-las e pegar de algumas formigas (hehe). Por vezes se alimentam de insetos também.
Na segunda foto há várias fêmeas. Elas não são tão amarelas como os machos… Há pedaços de cinza e marrom pela plumagem delas. Geralmente nas aves, os machos são mais bonitos porque eles chamam a atenção das fêmeas para a reprodução.
Em uma outra exploração, encontrei este pedaço de ninho que é desta espécie. Eles também aproveitam casinhas abandonadas de outras aves, como a do joão-de-barro.
Ter presenciado um pássaro amarelo deixou-me contente. Ele parecia tão fofo. Gostaria muito de que algum passarinho pousasse na minha mão, mas algum dia vou tentar levar comida com a intenção de atrai-los.
Até breve!