O menino pastor de Vespignano

Era uma vez, vivia na Itália um pequeno pastorzinho que gostava tanto de desenhar que pegava um graveto e desenhava com ele nas estradas empoeiradas e nas rochas arenosas.

Você pode se perguntar por que ele usou ferramentas que não são de desenho, mas era todo o material que ele podia chamar de seu. Papel e tinta estavam muito além do que um menino pastor poderia comprar. Mas Giotto, esse era o nome dele, desenhava muito feliz as suas ovelhas com amor e cuidado.

Um dia, um grande artista chamado Cimabue passou por Giotto e observou que ele estava absorto em seu desenho. Sua curiosidade foi despertada e, desmontando do cavalo, ele se aproximou. Para sua surpresa, ele viu uma série de lindos pequenos esboços.

Ele começou a conversar com Giotto e logo descobriu que toda a alma do menino estava em sua arte simples. E, sendo um homem sábio e muito generoso, decidiu fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para educar o menino como artista. Em pouco tempo o pastorzinho deixou Vespignano e foi para Florença, onde entrou no ateliê do grande homem. Sendo extraordinariamente talentoso e mais trabalhador do que o normal, ele fez um rápido progresso em sua arte. Ele logo ultrapassou seu mestre e, com o passar do tempo, foi aclamado o principal artista de sua época.

Esta é a história de Giotto di Bondone. Ela me fez pensar que quando queremos realmente aprender algo, utilizamos os meios que já temos acesso. Se você possui a vontade de desenhar ou de se aprimorar mais, não espere ter aquele lápis ou aquele papel perfeito… Comece já! Não minta para si mesmo dizendo que não consegue desenhar isto ou aquilo. Ou que não possui boas ferramentas de arte.

Vou me inspirar na história de Giotto para aprender outras coisas que sonho, mas fico mentindo para mim mesma sempre.

Comecei então a me aventurar ao desenhar pessoas e cenários. São coisas que eu só pensei em me aprofundar há pouco tempo e estou feliz pelo simples fato de ter começado. Então resolvi tentar ilustrar o menino Giotto no começo da sua vida artística.

Obrigada pela visita. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *