B de Benedito – Alfabeto dos Santos

No início desse ano comecei um novo alfabeto tendo como tema os santos. O primeiro foi de animais (ainda tenho que postar por aqui hihi). A letra A foi para o Anjo da Guarda, acredito ser um dos mais importantes na nossa jornada rumo ao Céu!

A letra B foi agraciada com um santo que teve o privilégio de conhecer o Menino Jesus, ainda em terra, algo dado somente às almas puras. Ele se chama São Benedito.

São Benedito nasceu na Sicília, era filho de Cristovão Manasceri e de Diana Larcan, eles eram escravos vindos da Etiópia. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos, então o seu dono sabendo disso lhes disse que se tivessem um filho, daria a liberdade a criança. Benedito nasceu e recebeu a promessa da liberdade. A criança foi educada na fé cristã por seus pais e rezava o Rosário todos os dias, que foi ensinado por sua mãe.

Quando adulto, sofreu uma grande humilhação, por causa de sua cor, e a suportou pacientemente. O líder dos eremitas franciscanos testemanhou esta nobreza de seu caráter e o convidou para fazer parte da ordem dos franciscanos. Benedito aceitou, se desfez de todos os bens materiais e seguiu sendo um eremita franciscano. Um tempo depois, o Papa Pio IV decidiu que os eremitas deveriam se reunir em comunidade, então São Benedito passou a viver em um convento.

Lá dentro recebeu a função de cozinheiro e com o passar do tempo, as pessoas notaram suas virtudes e grande sabedoria. Então ele acabou se tornando um líder, embora a princípio relutasse receber este cargo. Sua fama de sábio era tão forte que até os teólogos o procuravam e ele ensinava a todos, embora fosse analfabeto.

Sua vida é repleta de milagres, dentre eles estão a ressurreição de dois meninos; a cura de cegos e surdos; multiplicação de peixe e pão; este último é o motivo dele ser o padroeiro dos cozinheiros e o protetor de todos aqueles que trabalham na cozinha.

São Benedito faleceu aos 65 anos de idade após padecer de uma doença. Morreu em paz e dizendo “Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco!”

Ele é representado com o Menino Jesus no colo porque muitas testemunhas o viram em profunda oração com o Menino Jesus em seus braços. São Benedito, rogai por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *