Não é um bem-te-vi, mas eu bem te vi, Cambacica

Depois que eu coloquei néctar no bebedouro para os beija-flores, acabou que atraiu outra ave: um cambacica (Coereba flaveola). Eu não sabia que esta espécie também se alimentava de néctar, fiz uma pesquisa rápida pela internet e diz o seguinte sobre este hábito alimentar dele: “para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores e comedouros de frutas para pássaros. Aprecia muito banana, mamão, jabuticaba, laranja e melancia.”

Agora eu sei porquê a estrutura do bico dele é curvada, é justamente porque ele se alimenta de coisas mais líquidas. Enquanto outros pássaros dão umas caçadas pelo chão a procura de artropodes. O cambacica também se alimenta de pequenos insetos que encontro por perto das flores. Uma as flores que ele gosta é o hibisco/papoula (Hibiscus rosasinensis), ele faz uma perfuração na base da flor e então consegue coletar o néctar. Alguns outros pássaros aproveitam o furo para coletar também.

Não consegui registrar o bonito no bebedouro. Achei melhor ficar quietinha e deixá-lo pensar que não estava sendo observado por grandes olhos! Entretanto, já tive a oportunidade de resgistrar um representante deste pássaro em uma exploração do passado.

 

Até breve (e quem sabe com um registro do cambacica no quintal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *