Reencontrei palavras


Olá.

Eu não gostaria de ter ficado tão longe do meu pequeno bosque durante esse mês que passou, mas ultimamente estou tentando não me sentir perturbada com determinados assuntos, há certas coisas para as quais sou muito pequena, e tudo bem para mim estar nesta condição. Acredito que é preciso aceitar onde a sua semente foi plantada, pois o jardineiro sabe qual o tipo de solo ideal para ela germinar. Parece que as sementes ficam atordoadas, acho que deveriam confiar mais nas mãos do jardineiro.

Ao longo dos meus dias tenho lido um pouco sobre educação e a História da Igreja (aqueles vários volumes do Daniel-Rops) e tenho sentindo-me tão inspirada e feliz! O conhecimento realmente eleva o espírito humano, mas não é qualquer conhecimento: é o conhecimento que exala o perfume da beleza, bondade e verdade. Tais virtudes só encontramos plenamente em Deus. Qualquer coisa fora disso é pura aflição de espírito.

A delicadeza é necessária ao ensino, a evangelização. Esta delicadeza de se fazer pequeno entre os pequenos, assim como fez São Paulo, assim como os santos ao anunciar a Boa Nova aos povos bárbaros e os jesuítas aos nativos da América. “Toda a sua arte consiste em tocar os corações.” A propósito, eu encontrei uma fotografia de um trecho de Poliana Menina que me remeteu a este tema que anda perambulando em minha mente. Irei transcrever aqui:

“O que as criaturas desejam é encorajamento. Não se deve censurar sistematicamente os defeitos de alguém, mas apelar para as virtudes. Ao tentar afastar uma alma do mau caminho, deve-se descobrir e fortalecer o melhor da sua índole, o lado bom que ainda não aflorou. A influência que o bom caráter exerce é contagiosa e pode revolucionar uma vida inteira… Todas as criaturas irradiam o que pensam e o que trazem no coração. Se alguém se mostra submisso e serviçal… Quem procura o mal, certamente o encontrará. Mas quando se procura o bem na esperança de encontrá-lo, logo o bem aparecerá.”

Após ter reencontrado estas palavras, fui imediatamente transportada para outras belezas que li em outros livros, como a Imitação de Cristo, quando fala que toda criatura nos transmite a bondade de Deus. Trazer alguém para as verdades eternas é um serviço que enche o coração do mais puro amor. Espero poder levar isso a qualquer pessoa que se aproximar de mim, e especialmente a minha família, que são os que me são tão caros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *