Uma leitura e um pequeno desafio

♡♡♡

Recentemente eu li Carta aos jovens sobre a utilidade da literatura pagã (de São Basílio). Já havia um bom tempo que descobri a existência dele e desde então entrou para a lista de leituras que gostaria de fazer. Lê-lo foi uma alegre surpresa porque apesar de ser tratar sobre a vida intelectual, há conselhos que posso levar para os mais variados aspectos da vida. Na verdade, tudo que se trata sobre a vida intelectual é sobre uma imensidão de virtudes para serem almejadas!

O desafio se tratou de gravar um vídeo resenhando a leitura. Eu gravei alguns vídeos, apaguei, e sobrou só um que eu achei um pouco razoável (esse daqui se quiser ver/ouvir). Esse trabalho simples deixou ainda mais claro coisas pelas quais devo combater: o perfeccionismo, de que quando algo não sai como imaginei perco a paciência comigo mesma, começo a me sentir ridícula e o medo de me criticarem. Mas a razão sempre me diz: não sou perfeita, não sou passível de críticas, não nasci para agradar o mundo, eu nasci para agradar somente a Deus e é isso que eu devo almejar a cada batida do meu coração. Não é algo fácil de se cumprir, tenho noção de que somente a graça do Nosso Senhor pode prevalecer sobre minha fraqueza, como escreveu São Paulo.

Geralmente não gosto muito das coisas que faço, principalmente se for algo que eu não levo o menor jeito. Não tenho talento para lecionar, por mais que o assunto faça o meu coração arder de alegria. Ler sobre qualquer coisa que impulsiona a alma a bondade deixa-me completamente feliz e entusiasmada. Falo de um modo pausado, meio robótico, enquanto por dentro eu pareço aqueles insetos que voam freneticamente em torno da luz. Deixei de mencionar várias coisas no vídeo porque eu esqueci, então eu vou deixar aqui o que eu escrevi no caderno.

“Examinai tudo: abraçai o que é bom.” – São Paulo

O mundo literário é abundante de tudo o que é humano, e como tal, há a erva daninha da concupiscência que devemos podar com as virtudes.

São Basílio pensando em tais fatos e na miséria humana, sente-se motivado a aconselhar os jovens de como tirar proveito da literatura, ainda que esta não seja propriamente católica.

O primeiro conselho é de não aceitarmos tudo de forma cega, de não nos entregarmos sem reservas em “um mar cheio de armadilhas”. Devemos abraçar somente o que é bom e útil, e para tal, devemos antes de tudo conhecer a verdade sem temer descartar tudo aquilo que pode nos afastar do nosso objetivo último: a nossa salvação.

Este Bispo do século IV possuía uma perspicácia em relação aos jovens, pois sabia que às vezes um coração juvenil não conseguia se aprofundar nas verdades do Santo Mistério, em razão disso, nos aconselha a passar os olhos sobre os livros que não são completamente contrários a santa doutrina, pois através destes podemos olhar para nossas próprias almas, um exercício que parece divertimento, mas acaba nos tornando mais aptos para o combate.

São Basílio também argumenta que, antes de nos empenharmos no estudo das coisas sagradas, devemos iniciar pelas letras profanas, devemos primeiro aprender a ver o reflexo do sol nas águas cristalinas e, depois, com a visão fortalecida, olhar diretamente para a luz pura.

Quando estivermos debruçados nestas leituras, devemos tapar os ouvidos para aqueles personagens infames. Como fez Ulisses para evitar o canto das sereias. Devemos dar nossa atenção para aqueles autores que louvam a virtude e condenam os vícios. Estas leituras nos enriquecem de tal modo que deixam de ser uma mera recreação.

Neste livro contém duas homilias do santo, uma sobre o desapego das coisas mundanas, e a outra sobre a humildade. Bastante pertinente estes temas acompanhando a carta, pois só existe uma verdadeira vida intelectual com humildade e desapego de si mesmo e das idéias de estimação quando se está diante do Bom, Belo e Verdadeiro.

Até breve. ♡

2 pensamentos em “Uma leitura e um pequeno desafio

  1. Interessante! Fiquei com bastante vontade de ler o livro, principalmente depois de saber que há exortações sobre humildade e desapego do mundo. Obrigado pela indicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *