Meu primeiro tie-dye

Ultimamente tenho buscado alternativas mais naturais de tanto aprender com Santa Hildegarda de Bingen várias receitas para consumo e até para estética. Eu acabei desejando fazer um teste com tingimento natural em tecidos. Além disso, é tão alegre fazer coisinhas com o que encontramos na natureza! Realmente fico fascinada com qualquer trabalho manual, ainda mais se a matéria prima pode ser encontrada na natureza, assim eu posso sair por aí explorando.

Resolvi inciar com algo bem simples e fácil de achar: beterraba. Primeiro cortei as beterrabas, coloquei-as em uma panela que coubesse tudo que queria tingir e adicionei água. Esperei começar a ferver e adicionei metade de um copo (de 200 ml) de vinagre de álcool. Desliguei o fogo, peneirei todo o líquido. Após isso, umedeci o tecido e o mergulhei no líquido rosa e deixei imerso por um tempinho.

Retirei do líquido sem torcer o tecido para não estregar o tingimento e o estendi no varal o mais reto possível (não o estenda dobrado porque vai prejudicar o resultado final se o seu desejo é obter um tingimento uniforme). Deixei secar naturalmente sob a sombra.

Obtive duas cores distintas com um ingrediente principal só, a beterraba. A diferença se deu pelo tempo de cozimento do pigmento. O rosa foi com menos de 30 minutos de cozimento, já o tom bege foi com mais de 30 minutos de cozimento.

A técnica do tie-dye é sempre uma surpresa. Então recomendo que faça testes antes de começar realmente com o tecido que deseja.

Algumas dicas para o seu trabalho dar certo com base com o que aprendi com este experimento:

  • Os pigmentos naturais só tingem tecidos de origem natural, como o algodão e a seda
  • Se você desja um tom mais escuro, aumente a quantidade do vegetal
  • Para tons mais suaves, aumente a quantidade de água
  • O tempo de cozimento influencia bastante o resultado final da cor
  • Não torça ou esprema o tecido quando sair da imersão
  • Estenda-o de maneira que ele fique o mais reto possível, porque se deixá-lo dobrado, a parte da dobra ficará sem cor
  • Estanda-os um longe do outro o suficiente para não se encostarem

 

Até breve! ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *