Cicely Mary Barker

Olá! Esta publicação é um pouquinho sobre a vida da ilustradora Cicely, sua arte e o quanto ela me inspira quando decido desenhar. Há um tempo escrevi um pouco sobre a Beatrix Potter, se quiser ler é só clicar aqui.

♡♡♡

Cicely Mary Barker foi uma ilustradora inglesa que viveu entre os anos de 1895 e 1973, ela é bastante conhecida por uma série de ilustrações de fantasia representando fadas e flores. Seu interesse por pintura e desenho começou desde a infância. Nesta fase da vida, a Cicley possuía a saúde muito frágil e tinha crises epilépticas. Devido a tal circunstância, a sua família lhe deu educação domiciliar e a pequena passava o seu tempo livre desfrutando de livros ilustrados. Seu pai foi também um artista e lhe influenciou a se dedicar a pintura, deste modo, a pequena Barker ingressou, aos 13 anos, na Croydon School of Art para tomar aulas.



Com o falecimento de seu pai, Cicely utilizou o seu talento para ajudar a família, juntamente com a sua irmã mais velha, a Dorothy, que criou um jardim de infância em casa com o mesmo objetivo. As famosas fadinhas das flores são baseadas nestas crianças que frequentavam o jardim, adicionando fantasias nelas. Cicely escreveu no prefácio de Flower Fairies of the Wayside: “Então deixe-me dizer muito claramente, que eu desenhei todas as plantas e flores com muito cuidado, do real; e tudo o que eu disse sobre eles é tão verdadeiro quanto eu poderia fazer. Mas nunca vi uma fada; as fadas e tudo sobre elas são apenas “fingir”.”



Cicely foi uma cristã (anglicana) muito devota e fez outros trabalhos para expressar a sua fé. Entre eles está um livro em que trabalhou juntamente com sua irmã, chamado de A Little Book of Bible Stories, este foi escrito pela Dorothy. Um outro chamado The Children’s Book of Hymns, o qual possui as suas orações e cantos prediletos. Mas não foi somente isto, ela também pintou uma série de grandes obras para igrejas em todo o Reino Unido. Ela também fez painéis para a Igreja que frequentava em Croydon, a St. Andrew. Estas obras são pinturas a óleo representando os sete sacramentos e rolos batismais para a parede atrás da pia batismal. Uma de suas pinturas do Menino Jesus, The Darling of the World Has Come, foi comprada pela Rainha Mary.

fonte das imagens

Admiro bastante o trabalho da Cicely e eu sempre penso nela quando pretendo desenhar pessoas, porque seus desenhos possuem beleza e proporção. São coisas que pretendo alcançar no meu próprio trabalho, provavelmente levará algum tempo, mas graças a Deus acredito que poderei fazer isso por muitos e muitos anos. Há um tempo, resolvi começar a pôr em prática esse desejo observando como é o seu traço e quando se desenha, a única maneira de aprender é praticando! Só tentei não fazer tão indêntico, eis o motivo de ter mudado as roupas e retirado as asas.

Além das ilustrações, que é impossível alguém não se encantar, amo ler os poemas que acompanham cada espécie botânica. Sim, não são somente flores… Há árvores e frutas também! São categorizadas pelas estações do ano e também por jardim, árvores, alfabeto e “wayside”. Não sei como este último ficaria em português, mas acredito que ela se refere àquelas plantinhas silvestres que encontramos a beira da estrada, por exemplo.

flores silvestres que colhi para esta publicação ♡
para ver a ilustração completa clique aqui

Durante minhas caminhadas, tenho o costume de pegar flores silvestres que encontro, e também àquelas que são ornamentais e embelezam as ruas. Lembrei das ilustrações sobre estas plantas que encontramos facilmente, que insistem em crescerem naquelas brechinhas entre os paralelepípedos ou até mesmo que racham o asfalto. Levei um potinho com água para colocá-las e poderem durar por mais tempo. Agora elas estão deixando a minha mesa mais alegre!

Obrigada pela visita. ♡

Um pensamento em “Cicely Mary Barker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *