BEDA: Recomendações da Semana

Olá! Esta publicação faz parte do BEDA 2024.

Eu vejo a internet como o elemento ar. É este “ser” etéreo que não sei como explicar muito bem, apesar de me ser tão familiar. É como a alma que guarda tantas memórias, mas quando preciso de algo bem específico, posso lembrar como se faz um nó no cadarço do sapato, por exemplo. Então este mundo é assim.

É como pegar um livro sem nenhuma pretensão, folheá-lo e encontrar coisas mágicas: uma flor, frases que não lembrava de ter grifado, um pedacinho de papel com algo escrito à mão… Bem, eu espero que esta publicação remeta um pouquinho a coisas paupáveis, mesmo que elas estejam navegando pelo ar da internet.

Então para a publicação desta semana, escolhi falar sobre recomendações! São coisas que gosto muito, que me fazem aprender sobre assuntos que gosto de estudar ou são coisinhas bem leves e acolhedoras.

I. The Lord of Spirits

A primeira coisa que eu gostaria de recomendar é o podcast The Lord of Spirits. Este nome é inspirado no Senhor dos Anéis e são dois padres ortodoxos que apresentam. Mesmo que você não entenda muito bem o inglês, há vários episódios transcritos e você pode pedir para o Google traduzir, é isso o que eu faço porque eu não sou muito boa para captar este idioma na fala.

Eles também estão em um grupo no Facebook onde você pode fazer alguma pergunta que esteja relacionada a algo que foi abordado no podcast. Uma vez eu fui lá perguntar se o Odisseu podia ser considerado um descendente de Abraão por ele ter lutado contra os gigantes (risos). Mas isso você irá entender somente se ouvir A Land of Giants, caso tenha interesse em gigantes (eles são mencionados no Livro do Gênesis).

II. A medievalista Grace Hamman

Eu a conheci através do Twitter (X), pois apareceu na minha aba “Para você” uma foto do livro da Grace que se chama Jesus Through Medieval Eyes. Apenas pelo título já me despertou um enorme interesse! Ele está na minha meta de livros que quero adquirir algum dia, portanto, eu ainda não posso dizer na sobre ele já que ainda não o li. Mas recomendo o Substack dessa escritora porque há muitas coisas interessantes, pelo menos para quem ama estudar sobre o medievo. Ela compartilha literatura e teologia da época, também há outras coisas que fogem um pouco dessa temática, mas sempre tendo a ver com o período histórico citado.

III. Site sobre a Idade Média

No começo desta semana eu estava pesquisando sobre o mês de Abril durante o medievo porque queria buscar inspiração para fazer o desenho deste mês e acabei descobrindo o site Mostly Medieval. Nele há o Livro dos Dias, um calendário com datas significativas e dia dos santos, um pequeno bestiário, medicina, guerras, canções… Enfim, é um lugar muito cultural que vale a pena passar um tempo nele!

IV. De Libros, Padres e Hijos

Eu simplesmente amo de todo o meu coração este blog e rezo para que a pessoa que publica nele nunca o exclua!! De libros, padres e hijos é um blog literário voltado para pais que desejam dar uma boa educação moral aos seus filhos buscando inspiração na beleza da literatura. Apesar de eu não ser mãe, adoro ler porque eu sou apaixonada por contos de fadas e literatura infantil/juvenil. E se você for assim também, recomendo que leia o blog do Miguel Sanmartin Fenollera.

V. The Whispering Wild

Por último, apresento o trabalho da Lucy Lichen. Ela é uma artista muito criativa. Me identifico com o seu trabalho porque a sua criatividade vai além dos pincéis e tintas. Sou apaixonada por suas fotos, suas criaturinhas de feltro e claro, suas pinturas!

Espero que tenham gostado da minha seleção. E caso você não sabia sobre nenhum destes sites, me conta qual você gostou mais de conhecer?

Obrigada pela visita. ♡

2 pensamentos em “BEDA: Recomendações da Semana

  1. eu amei tudo, especialmente as recomendações sobre a Idade Média <3 já tinha dado uma olhada no "Mostly Medieval" e amei saber o santo comemorado no dia em que nasci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *