Livros para 2023

Sempre fico animada para fazer lista de leituras com a aproximação de um novo ano. Escolhi doze livros para ler ao longo de 2023, se Deus quiser! O critério da escolha são livros que tenho aqui há um tempinho; ainda não foram lidos ou concluídos; e estou ansiosa para conhecê-los.

Gostaria de tecer uns breves comentários sobre cada um e o motivo do meu interesse. Vamos lá!

01. O Vermelho e o Negro, Stendhal.

Estou bem animada para esta leitura porque é literatura francesa e já faz alguns anos que tenho me aventurado pelo idioma francês, mas a minha edição é em português mesmo, acredito que ainda não tenho capacidade para ler no original um romance desta magnitude. Este livro faz parte do movimento literário chamado Romantismo, é uma época da cultura ao qual sinto interesse em compreender profundamente, a modernidade é muito influenciada por causa deste movimento. Então, para mim, a literatura é uma boa maneira de ajudar nos estudos de algum tema.

02. Arquipélago Gulag, Soljenítsyn.

Saindo da França e indo diretamente para a Rússia soviética… Bem, jamais teria escolhido este livro um tempo atrás porque eu sinto receio de ter conhecimento sobre fatos muito, muito tristes. Porém, sinto-me fortalecida para lê-lo. Além do mais, o comunismo também é um outro assunto que desperta o meu interesse. Escolhi alguns textos de apoio: as encíclicas Rerum Novarum, do Papa Leão XIII e Divini Redemptoris, do Papa Pio XI.

03. Sonetos, William Shakespeare.

Há anos não leio nenhum poema e é algo que sinto vontade de mudar, pois aprecio a poesia (embora meu conhecimento seja raso). Então tá mais do que na hora me deliciar com Sonetos. A minha edição é bilíngue, vai ser divertido apreciar o inglês antigo!

04. O diabo e outras histórias, Liev Tolstói.

A vontade de ler este livro aumentou bastante desde que eu vi um professor falar sobre alguns dilemas da nossa época, como o vazio existencial, doenças da mente e mencionou este livro. São temas que também despertam o meu interesse, e eu ainda não conheço o trabalho deste escritor quanto aos contos, mas tenho certeza que será muito proveitoso porque o Tolstói escreve de maneira magistral e sou apaixonada em como ele descreve o ambiente e o psicológico dos personagens.

05 e 06. Os 77 Melhores Contos, Hans Christian Andersen.

Esse aqui é meu grande amorzinho! Sinto um apreço enorme pelos contos de fada de modo geral (existe alguns que eu não gosto), e o Andersen é o autor de vários contos que tenho como favoritos: O Pinheiro de Natal, O Patinho Feio, A Roupa Nova do Imperador… Os contos de fadas não são apenas historinhas bobas para crianças. Eles são ricos e profundos, nos oferecem um banquete de filosofia, psicologia humana, moral, simbolismo e em algo que muitas pessoas atuais andam perdendo: senso de realidade.

07. Utopia, São Thomas More.

A única coisa que sei a respeito é que se trata de como seria uma sociedade cristã perfeita e que ele aparece no filme Para Sempre Cinderela (uma vez gravei este filme num VHS para assistir quando eu quisesse haha). Eu me interessei muito mais pelo Thomas More após ter assistido ao filme O Homem que não Vendeu sua Alma. Além do fato dele não ter negado a fé por causa dos caprichos de um adúltero, algo que chamou minha atenção foi quando ele estava na prisão e foi tão resiliente e só fez questão de poder ter acesso a biblioteca. Muito inspirador! Se Deus quiser, irei ler suas obras espirituais algum dia.

08. A Boa Educação, Tihamer Toth.

O Pe. Tihamer Toth ajuda o leitor a como se comportar em determinados ambientes, com determinadas pessoas, com a carreira que escolheu seguir e assim por diante. Ele nos conta que Deus nos acumulou com incontáveis bençãos e graças e o que será que estamos fazendo com elas? Será se somos um jovem bem educado? Um homem honesto e virtuoso? O livro é mais voltado para os rapazes e homens, mas como a educação é outro assunto que gosto (eu gosto de muita coisa, como podem perceber haha), resolvi adquirir o livro.

09. Categorias, Aristóteles.

Finalmente darei início a algo que venho postergando há tempos: conhecer Aristóteles. Eu pesquisei algumas ordens de leituras para iniciantes e escolhi Categorias porque tem tudo a ver com a minha graduação e ao fato de que amo organizar minhas coisas em categorias e ainda há o fato do Aristóteles ter elogiado o meu temperamento, então ele me elogiou (indiretamente, mas elogiou) e já o considero um amigão. Mortimer Adler diz no livro ‘Aristóteles para Todos’ que algumas pessoas podem desconsiderar o trabalho do filósofo só por ele ter sido da antiguidade e que seria melhor aprender sobre o mundo com a ciência moderna. Bem, foi exatamente isto o que aconteceu quando estava na graduação. Lembro de uma aula de botânica que Aristóteles foi visto como algo ultrapassado e que não deveríamos nos atentar a ele. Foi citado apenas em uma frase e partimos para o tal do conhecimento moderno (por que as pessoas acham que moderno é necessariamente sempre o melhor?).

10. A Consolação da Filosofia, Boécio.

Iniciei ano retrasado, mas não concluí. Então preciso reiniciar e apreciar cada detalhe porque o pouco que li já me senti completamente maravilhada! Acredito que será uma das melhores leituras da vida. O fato do Boécio ter escrito algo tão sublime estando na prisão e ter sido condenado a morte é de uma grande inspiração! Consigo sentir que muitas vezes permito a tristeza entrar por motivos tão fúteis e considero necessário estar por perto de algo desta magnitude para elevar o espírito sempre a Deus.

11. Don Camilo e Seu Pequeno Mundo, Giovanni Guareschi.

Quando penso em Don Camilo eu começo a sorrir, simplesmente é o personagem mais engraçado e sincero que já conheci. Também iniciei esta leitura e não concluí. Admiro muito a relação que ele tem com Nosso Senhor Jesus, ele sempre fala o que pensa diante dEle, mesmo sendo coisas nada boas. E o Senhor Jesus sempre lhe corrige com amor e paciência. Uma coisa interessante sobre a obra é que Don Camilo vive em pé de guerra com um comunista da cidade, porém esse comunista parece que ainda não está completamente envenenado pela ideologia, pois ainda se importa com as coisas de Deus.

12. Roverando, J. R. R. Tolkien.

Por fim, escolhi algo completamente fofinho do meu querido Tolkien! Roverando é dedicado ao Michael, seu filho. Foi o modo que o autor decidiu para consolar o pequeno que esta extremamente triste por ter perdido seu cachorrinho de brinquedo durante as férias na praia. É muito bom ver esse lado paternal espelhado na literatura.

Espero que vocês tenham um abençoado ano novo!! Até mais!

 

Obrigada pela visita! ♡

2 pensamentos em “Livros para 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *