Beseleel, o artista

“Todos os homem são em algum grau impressionados pela face do mundo; alguns homens até o deleite. Este amor pela beleza é o Gosto. Outros têm esse amor em tal excesso que, não satisfeitos em admirar, procuram incorporá-lo em novas formas. A criação de beleza é a Arte.” – Natureza, Ralph Waldo Emerson.

Bordado que fiz há alguns anos.

Então eu concluí a leitura do Livro do Êxodo, e entre tantas aventuras e coisas fantásticas acontecendo, algo tocou profundamente o meu coração: Deus chamando Beseleel para os serviços artísticos da arca!

Bem, o Livro do Êxodo é bastante conhecido pelas Pragas do Egito e pela abertura do Mar para os israelitas fugirem dos soldados egípcios… Claro que são acontecimentos fantásticos que Deus realizou para que todos vejam que Ele é o Senhor. Mas há outros fatos tão milagrosos quanto estes e eu posso provar!

Imagina só, um povo que só trabalhava como escravo e provavelmente não tinham conhecimento a respeito de trabalhos mais delicados, como talhar madeira, esculpir, fundir metais, costura, bordado, pintura… E de repente, algumas pessoas conseguem construir a Arca da Aliança! Bem, talvez eles tivessem esta ciência na época de José do Egito, mas é fato que eles foram escravizados por longos anos e mesmo que quisessem, não podiam fazer nada além do que eram obrigados.

Além das Leis, Moisés aprendeu no Monte com o Senhor a como construir a Arca e as vestes sacerdotais. A descrição é ricamente detalhada e muitas vezes repetida ao longo do livro. Deus enfatiza que tudo isso deve ser feito artisticamente, ou seja, tudo foi feito utilizando técnicas adequadas para cada tipo de arte.

Deus também enfatiza sobre guardar o sábado nessa passagem e eu não havia percebido isso até ter lido algo nas pesquisas que fiz. Li um texto que menciona o provável motivo de Deus ter feito assim. Bem, o texto dizia que deve ser porque o trabalho criativo nos dá grande motivação para exercê-lo continuamente ao ponto de se esquecer de outras coisas que devemos fazer ao longo do dia.

Uma vez li uma biografia do Leonardo da Vinci e, em alguns momentos, ele se comportava dessa maneira. Ele ficava completamente concentrado no seu ofício criativo que se esquecia até de se alimentar. É engraçado pensar nisso porque eu também sinto a mesma coisa. Quando estou desenhando, pintando, bordando e me deliciando com cada fase do trabalho, eu realmente esqueço que eu tenho um estômago para abastecer.

“Leonardo “chegava de manhã bem cedo, montava o andaime” e depois “permanecia com o pincel em punho do nascer até o pôr-do-sol. esquecendo-se de comer ou beber e pintando continuamente”.

Os artistas deviam guardar o sábado para que nunca se esquecessem que o dom que eles tinham era uma graça do Espírito de Deus, não era algo que vinha deles próprios, e assim eles evitariam de se tornarem soberbos. Até o próprio Criador descansou, não é mesmo.

Beseleel foi chamado por Deus para as obras artísticas e foi a primeira pessoa descrita que foi cheia do Espírito Santo. É tão incrível que tenha sido um artista caracterizado deste modo, cheio do Divino Espírito de Deus! Incrível que antes eu nunca havia associado o trabalho artístico ao Espírito Santo, que boba, pois faz todo o sentido… Ele é o espírito criador que renova a face da terra. ♡

Obrigada pela visita. ♡

3 pensamentos em “Beseleel, o artista

  1. Nossa, que legal o que vc escreveu sobre o livro de Êxodo! Eu guardo o sábado e me sinto muito abençoada por ter um dia especial pra poder descansar e adorar ao Senhor.
    Amei o seu blog, é muito inspirador 🥰

  2. aah! que texto mais precioso, quero guardar em uma caixinha <3
    eu amo refletir sobre Deus como artista. eu amo acessar essa raiz criativa quando crio, e muitas vezes a gente se esquece disso quando faz arte. mas não deveríamos, pois é tão profundo e cheio de propósito.
    eu acho lindo relatos como esse, em Êxodo, em que podemos ver Deus dando importância para detalhes artísticos. Ele sempre se importa com a beleza, desde a natureza, até o que nós humanos criamos. é lindo, é tudo muito lindo.
    essa semana eu estava relendo alguns poemas meus, pois relancei meu livro de poesias em e-book, e alguns falam muito dessa conexão nossa como artistas ao Deus Artista. eu senti saudades de lembrar disso, da forma como escrevi sobre o assunto nesses meus versos há alguns anos, e foi um abraço poder ler seu texto agora, com ideias tão semelhantes.
    bem, te peço licença para deixar o link do e-book para o caso de ser interessante lê-lo em algum momento:
    Livro “As estações que habitam em mim”

    Eu adorei o post e as reflexões, foi reconfortante demais!
    Abraço afetuoso,
    Any
    Poetiza-te
    Ateliê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *